Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

A importância da Certidão Negativa de Débitos para empresas


Estar sem dívidas pode gerar muitas vantagens para uma empresa. E para provar que uma empresa não tem dívidas, existe a Certidão Negativa de Débitos (CND).

 

Manter uma empresa sem dívidas é algo que pode agregar valor a ela, para comprovar essa condição, existe a Certidão Negativa de débitos, ela pode ajudar uma empresa em diversos aspectos.

Nós vamos te apresentar a importância de uma CND e como ela pode ajudar uma empresa no seu gerenciamento tributário e financeiro.

O que é uma Certidão Negativa de Débitos?

Uma Certidão Negativa de Débitos é um documento que pode ser solicitado a diversos órgãos fiscalizadores e reguladores, ela comprova que uma empresa não tem dívidas ou pendências, como débitos trabalhistas, fiscais, civis, processuais, entre outros. 

 

Alguns órgãos emitem a CND gratuitamente e de maneira simples pela internet, porém, existem órgãos cobram taxas para emissão de uma Certidão Negativa de Débitos.

A Certidão Negativa mostra a situação de uma determinada empresa perante o órgão consultado. 

Quais são os tipos de Certidões?

Diversos órgãos podem realizar a emissão de uma Certidão Negativa de Débitos. Afinal, uma empresa deve cumprir as suas obrigações e uma CND pode comprovar que essa empresa está em dia com seus compromissos.

 

Cada órgão emite uma Certidão Negativa de Débitos diferente. Veja abaixo os principais órgãos que realizam a emissão de CND:

  • Previdência Social;
  • Tribunal de Justiça;
  • Justiça Federal;
  • Receita Federal;
  • Secretarias de Fazenda dos estados; 
  • Secretarias de finanças municipais;
  • Justiça do Trabalho.

A CND é um documento de extrema importância para que uma empresa não perca as oportunidades que surgem. Entenda melhor a importância de uma CND para uma empresa no próximo tópico.

 

A importância de uma CND no gerenciamento de uma empresa

Quando uma empresa vai realizar novos negócios, geralmente diversos documentos são solicitados, entre eles, a CND. 

Uma empresa deve estar em dia com todas as suas obrigações para, se precisar fechar um negócio, solicitar um empréstimo, ou participar de uma licitação, em que uma Certidão Negativa de Débitos seja exigida, a empresa possa emitir sem problemas.

Uma empresa pode perder muitas oportunidades por conta de uma CND, então, é necessário sempre estar verificando se a situação da empresa está regular para emitir uma CND.

Podemos concluir que, uma Certidão Negativa de Débitos é o documento que comprova se a situação de uma empresa está regular em algum aspecto, para ela poder solicitar um empréstimo, fechar um negócio, ou cumprir diversos outros objetivos.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Fonte: JornalContábil | 24/11/2021